top of page

O GODAI JU JUTSU DO

GODAI JU-JUTSU DO - BRASÃO.jpg

       O GODAI JU-JUTSU DO (caminho da arte suave como filosofia de vida baseado nos cinco grandes princípios), é método de prática de ju-jutsu desenvolvido pelos Shihan Adolfo Menezes e Hemílio Maia como um budô moderno, um caminho da filosofia de vida, que tem como objetivo desenvolver a prática do caminho do guerreiro que busca a paz, usando a cultura marcial como ferramenta, em especial o ju-jutsu (arte suave).

      Trabalhamos em cima de disciplinas baseadas no caminho das artes marciais, filosofia e cultura oriental, teóricas e práticas,  planejadas e elaboradas didaticamente a partir do estabelecimento de metas e de objetivos que o aluno-atleta pretenda alcançar.

        Todos, homens e mulheres em todas as idades, que buscam o despertar da autoconfiança até atingirem autonomia na busca pela paz e consequentemente uma melhor qualidade de vida, podem praticar o Godai Ju-Jutsu Do aplicado nesta instituição.

       Acreditamos na prática e na constância do treino como um caminho natural de desenvolvimento pessoal em busca do bem estar geral e mútuo, da colaboração espontânea, do espírito de coletividade e irmandade. A união é importante, a amizade deve ser admirada por todos nós, e é isso que buscamos na energia de nossos treinos de Godai Ju-Jutsu Do.

amizade - instituto mushin

SOKES DO GODAI JU JUTSU DO

FOTO 5.jpg

SHIHAN ADOLFO

Soke Criador do Godai Ju-Jutsu Do

Faixa Preta – 3º Dan Ju Jutsu

Faixa Preta – 2º Grau de BJJ

Faixa Preta - 1º Grau de BGJJT

Praticante de Judô

Praticante de Karatê-Do

SHIHAN HEMILIO.png

SHIHAN HEMILIO

Soke-Criador do Godai Ju-Jutsu Do

Faixa Preta – 2º Grau de BJJ

Faixa Preta - 1º Grau de BGJJT

Praticante de Viet Vo Dao

Praticante de Wing Chun

       O Godai Ju Jutsu Do, ou Caminho do Jiu Jitsu Filosofia de Vida baseado nos Cinco Grandes Princípios, é um método de ensino de ju jutsu pelo conjunto da obra que compõe esta arte marcial oriunda do Japão, possuindo em sua essência metodológica, a prática real do caminho do guerreiro como filosofia de vida.

   O Godai Ju Jutsu Do, tem sua origem como método de ensino no Município de Natal, Estado do Rio Grande do Norte, Brasil, tendo sido criado pelos Soke Adolfo Menezes e o Shihan Hemílio Maia (Instituto Mushin).

     Vivemos em um mundo onde já existem muitas artes marciais, inclusive muitas com a proposta de prática do DO ou TAO (caminho), no entanto, observou-se a real necessidade dessa prática real,  aonde realmente se colocasse em prática a idéia de que uma habilidade mortal pode levar a uma iluminação espiritual cada vez maior - ou seja, em última instância, um caminho de luta pela paz e para a paz, que supere os conflitos sistêmicos que só geram separatividade e desigualdade.

    A proposta surgiu a partir do momento em que visualizamos que a prática de artes marciais na atualidade encontra-se em separatividade de suas ações, tanto na questão das técnicas quanto filosófia, quando todas deveriam estar reunidas e em comunhão como o todo, não somente como um tipo de esporte que visasse apenas a competitividade, ganhar medalhas, ou que proporcionasse o bem estar físico ou mental, mas que também visasse o lado filosófico e espiritual, atualmente tão esquecido e muitas vezes não praticado, proporcionando assim a agregação de todos esses valores já existentes no meio artístico marcial.

       Atualmente, entre nós, as artes marciais são praticadas principalmente como esporte, método de auto-defesa, exercício de condicionamento físico, e algumas foram criadas para se trabalhar também um mecanismo de desenvolvimento espiritual, um caminho (DO em japonês ou TAO em chinês), as quais trazem em seu conteúdo conotações filosóficas, mas que sua prática ficam no meio do caminho, devido a nossa cultura sistêmica competitiva, dar maior ênfase a esportivização das artes marciais, fazendo assim, que a busca pela filosofia das artes marciais venha sendo deixada de lado, prevalecendo assim, a lei do mais forte, que é a principal lei da vida no nosso universo fortemente influenciado pelo egoísmo implícito no sistema capitalista.

OS CINCO GRANDES PRINCIPIOS DO GODAI JU-JUTSU DO

気 KI - ENERGIA

道 DO - CAMINHO

柔 JU - SUAVIDADE

合 AI - HARMONIA

友愛 YUAI - FRATERNIDADE

 

 

AS CINCO MÁXIMAS DO GODAI JU-JUTSU DO

 

1 – Se manter humilde e reconhecer a necessidade de que precisa aprender sempre.

2 – Se manter honesto, ser responsável, leal e estar disposto a se autoconhecer.

3 – Se manter respeitoso, gentil e agir sempre em prol do bem.

4 – Buscar a cada dia o caminho das virtudes, objetivando sempre a melhora contínua.

5 – Dedicar-se ao aprendizado do caminho das virtudes e tonar-se um multiplicador do conhecimento já adquirido.

bottom of page